top of page
Buscar

Teatro dos Vampiros

  • maikovillela
  • 10 de mai. de 2015
  • 2 min de leitura

Legiao_Urbana_-_divulgacao.jpg

Composição: Renato Russo, Dado Villa-lobos e Marcelo Bonfá

Interpretação: Legião Urbana

Comentários: Composta entre 1990 e 1991 era pra ser uma música sobre televisão (TV- Teatro dos Vampiros), até pela novela de sucesso da Rede Globo na época “Vamp”, mas acabou tomando diversos significados. A música segue basicamente a linha de “Que País é este”, “Fábrica”, “Índios” e tem como temas principais as drogas e o momento econômico do país.

O título vem do livro da escritora Anne Rice, “Entrevista com o Vampiro”, no qual existia um teatro parisiense, onde só atuavam vampiros. No livro que depois virou filme, vampiros legítimos interpretavam atores fingindo que eram vampiros e realizavam diversos sacrifícios humanos reais, tudo a ver com os políticos e a população sacrificada da época.

Além de aspectos pessoais sobre sexualidade e comportamento no início da música, o letrista abarca todo o seu envolvimento com as drogas em um momento difícil de sua vida. Há indícios da chamada “Regra dos 12 passos” usada em clínicas de recuperação em diversas partes da música, “poeira se escondendo pelos cantos”, “o que é demais nunca é o bastante”, “ a primeira vez é sempre a última chance”. Os assassinos traficantes estão livres, mas os usuários estão presos ao vício. Vampiros também simbolizam dependentes químicos.

No decorrer da canção ele remete ao período de Governo Collor com desemprego e inflação galopantes e o confisco do dinheiro da poupança dos brasileiros, fato que causou extrema irritação em Renato, o qual estava prestes a comprar um apartamento.

Quando ele canta “comparamos nossas vidas” tudo indica que esteja se referindo às reuniões do A.A. e do N.A., nas quais os dependentes relatam suas experiências. Já na parte em que diz ”você me veio como um sonho bom”, a referência seria ao nascimento do seu filho Giuliano Manfredini, em 1989.

Teatro dos Vampiros, a qual tem em sua introdução o cânone de Pachelbel (1680), foi eleita pelos leitores da Revista Bizz como a melhor música de 1991.

Fonte de Pesquisa: Livro “Dias de Luta”- Ricardo Alexandre; Livro “Brock- O rock brasileiro dos anos 80- Arthur Dapieve; Livro “Renato Russo O filho da Revolução”- Carlos Macedo; Livro “Brock- O rock brasileiro dos anos 80- Arthur Dapieve.


 
 
 

Comentarios


Por Trás do Blog
Leitura Recomendada

Todas as informações foram extraídas de publicações ou entrevistas. Caso haja alguma impropriedade, por favor entre em contato com o email: maikovillela@uol.com.br, que o texto será imediatamente retirado.

Este blog não busca qualquer tipo de lucro, apenas entretenimento.s saibam um pouco mais sobre você.

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page