Águas de Março
- maikovillela
- 24 de ago. de 2016
- 2 min de leitura

Música: Águas de Março
Composição: Tom Jobim
Interpretação: Tom Jobim e Elis Regina
Comentários: eleita a melhor e a segunda melhor música brasileira de todos os tempos, segundo pesquisas realizadas pela Folha de São Paulo (2001) e Revista Rolling Stone (2009) respectivamente, a canção trás polêmica desde seu lançamento em 1972. Segundo pesquisadores como José Ramos Tinhorão e Luís Antônio Giron, toda inspiração da música teria vindo de uma canção de 1956, chamada “Água do Céu”, integrante do LP “Cinco Estrelas Apresentam Inara”. Em tal LP a música, interpretada por Leny Eversong trás os seguintes versos: "é chuva de Deus, é chuva abençoada/ é água divina, é alma lavada". Para complicar ainda mais, até esta canção de 1956 já era inspirada em um ponto de macumba que diz "é pau, é pedra, é seixo miúdo/ roda baiana por cima de tudo".
Verdade ou mentira tal canção, a qual apresenta título retirado de poema “O Caçador de Esmeraldas”, de Olavo Bilac, foi composta por Tom em seu sítio do Poço Fundo, em São José do Vale do Ribeirão, região serrana do Rio de Janeiro. Abrigado em um casebre enquanto aguardava o término da construção de uma casa maior em seu sítio, o maestro descreveu o que via: pau, pedra, prego, tijolo chegando, além de uma depressão pelo momento político- ditadura e pela saúde abalada, quando escreve: “...é o fim do caminho, é um resto de toco, é um pouco sozinho.” O compositor ainda estava bastante cansado naquele dia trabalhando na produção do LP “Matita Perê”. Curiosamente as águas destruíram aquele sítio na catástrofe natural do ano de 2011. Caingá e Candeia são tipos de árvores. E o que vem a ser Matita Pereira? Na verdade o nome correto seria Matinta Pereira e se trata de uma lenda do folclore brasileiro. Matinta Pereira seria uma velha que se transformava em uma ave agourenta que emitia um som estridente e assombrava os moradores. Reza a lenda que após a chegada dos negros africanos a velha e o pássaro deram origem ao Saci Pererê.
Fonte de Pesquisa: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u13819.shtml, https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81guas_de_Mar%C3%A7o; http://atrasdamusica.tumblr.com/; Revista Playboy, setembro/88; Livro: Antônio Carlos Jobim- uma Biografia; http://sitededicas.ne10.uol.com.br/folk_matinta.htm
Comments